top of page

O QUE FAZ UM ARQUITETO?

  • Maíra Moreti
  • 17 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

O Arquiteto e Urbanista é o profissional que está apto, técnico e legalmente, a executar todas as etapas de um processo de construção ou reforma referente a uma obra, seja ela residencial, comercial, institucional ou urbana, de interiores ou exteriores. A sua formação acadêmica, que dura entre 5 e 6 anos, o qualifica a atuar desde a concepção de um projeto, passando pelo planejamento e execução da obra, até a entrega das chaves.


É importante ressaltar que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o arquiteto não possui um limite máximo de metragem quadrada para executar um projeto, e um exemplo disso são as grandes obras do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou desde residências a grandes edifícios institucionais.

Associar o trabalho de um arquiteto exclusivamente à estética, ou relaciona-lo a altos custos é comum, mas não necessariamente verdade. O profissional é responsável por apresentar ao cliente a melhor solução que se adapte à sua necessidade, mostrando todos os cenários possíveis de projeto e o ajudando a tomar escolhas que propiciem o melhor custo benefício.

A partir de um planejamento bem feito é possível economizar na obra como um todo, e se o cliente optar, o arquiteto pode fazer um orçamento completo da obra, quantificando e especificando todos os materiais a serem utilizados, facilitando assim a programação financeira do cliente. Quanto mais cedo a contratação do profissional menores serão os custos com a obra, além de agregar mais valor ao produto final.


O arquiteto também pode gerenciar a execução de projetos complementares em parceria com outros profissionais da área, como engenheiros, designers e decoradores, profissões fundamentais e que complementam umas às outras. Um projeto bem concebido e bem executado resulta em maior qualidade de vida e satisfação para o usuário.


Algumas questões devem ser levadas em consideração antes da contratação do profissional de arquitetura para execução do seu projeto, como: portfolio (projetos executados e/ou em execução), compatibilidade e identificação de gostos, e principalmente se este possui o registro profissional (CAU).


Obras mal acabadas, que vão muito além do seu orçamento, retrabalhos, más instalações, além de muitos outros aspectos, são problemas decorrentes de má elaboração de projeto, gerenciamento e execução. Portanto, para que o produto final do seu investimento seja compatível com suas expectativas, invista antes em um profissional da área.



Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page